Páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Certificação SCJP6

No dia 27/01/2009 consegui adquirir a certificação Sun Certified Programmer for de Java 2 Platform, Standard Edition 6.0 (SCJP6). Após 1 (um) mês de estudos intensos consegui a aprovação no exame com um resultado de 80%.

Como preparação ao exame, foi utilizado o livro SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide (Exam 310-055) dos autores Kathy Sierra e Bert Bates, a leitura das API's java.oi.Console, java.lang.NavigableSet e java.lang.NavigableMap na própria documentação da Sun, muito treino dos códigos na IDE Eclipse e o simulador para Java 6 encontrado no link http://www.enthuware.com/jqplus/index.html.

O grande diferencial para a obtenção do certificação, foi o uso do simulador citado acima, pois com ele foi possível medir o meu nível de conhecimento e qual era os tópicos que ainda estavam precisando ser melhor estudado.

Na prova, as 8 primeiras questões foi referente a threads, em seguida veio questões sobre fundamentos, OO, umas 4 questões de generics, apenas uma questão da API Console, algumas questões da API I/O, algumas questões de assertions, Exceptions, classes internas, Collections, javac e java na linha de comando, muitos peguinhas a respeito da sintaxe, enfim, praticamente todo o conteúdo do livro da Kathy.

Para obtenção da certificação não é uma tarefa fácil, pois irá exigir muito esforço e disciplina nos estudos para concegui-la, porém não é algo impossível.

Apesar de estudar apenas 1 (um) mês para prova, eu conheço a linguagem JAVA desde 2007, sendo que cerca de 1 ano trabalho com ela profissionalmente.

E se você já estiver estudando para prova e está inseguro a respeito se o seu conhecimento é suficiente para prova, faça o simulado completo umas três vezes e se tirar notas acima de 70%, conseguirá passar com folga na prova.

Mas esta conquista não foi adquirida sozinho, tive ajuda de meus familiares e amigos e um agradecimento em especial a minha namorada, Jane Alencar, que se demostrou uma grande companheira para me dar força em momentos necessários. Muito obrigado a todos.

3 comentários:

Lucas Pereira Caixeta disse...

Realmente, é muito bom ver que nossos esforços estão surtindo efeito.
Agora, as portas de trabalho estão mais abertas para voce, meu caro.

Eu sou estudante universitário e estou estudando Java, mas nada tãao avançado... tenho que correr atrás disso.

Sei que poderei mudar a rota da minha vida conseguindo uma certificação, pois, com ela ficará fácil conseguir um emprego que pague uma quantia que dê para me manter e manter meus estudos...

As vezes parece dificil, mesmo, mas para quem busca, é só questão de tempo.

Obrigado por compartilhar sua conquista, é sempre bom.

*eu te q tinha te mandado um email, o Lucas.

Abraço!

Felipe disse...

Obrigado por compartilhar sua experiencia com a ccertificação tenho certeza que será de grande valia para quem está começando como eu!!

Rondson Lima disse...

Meu parabéns!

Cara CDF é outra coisa rss.
Vou dá uma conferida nos simulados que vc indicou. Valew!